QUAL O MELHOR LEITE PARA SUA SAÚDE?


Olha, eu gosto muito de leite, mas dizemos que, não tenho tempo para consumir.

Como assim não tem tempo?

Bem, de manhã é uma correria em casa, que não dá tempo de fazer café, então, a primeira coisa que coloco no estômago, é na hora que chego na loja e tomo café... puro!

Depois já vem o almoço e por fim a janta, que geralmente é lá pelas 21h... o que me faz não querer comer mais nada depois.

O que me salva, é Toddynho de vez em quando... e nos domingos, que sempre tomamos café pela manhã!

Mas vamos à matéria!

Se você é uma daquelas pessoas que ficam horas em frente a uma prateleira de leites sem saber ao certo a diferença entre um tipo e outro, pode ficar tranquilo! Preparamos um especial sobre esse alimento tão necessário a nossa saúde e a nossa beleza. A nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Bandeirantes, é que responde às perguntas e esclarece todas as suas dúvidas.

01. Qual dos três leites é nutricionalmente melhor para o organismo de um adulto?

Nutricionalmente, para o adulto, a ingestão do leite de vaca e seus derivados é a recomendada, pois a possibilidade de atingir as recomendações de cálcio é muito maior. Para manter ossos saudáveis, precisamos ingerir de 1000 a 1500mg de cálcio por dia. Esta meta torna-se muito difícil de ser alcançada se houver a impossibilidade do consumo do leite de vaca. Para atingir o índice, deve-se beber de quatro a cinco copos (200ml). No caso de gestantes, mulheres na menopausa e idosos, o leite de cabra possui uma quantidade de cálcio superior ao de vaca. Mas cuidado: em sua composição há o dobro de gordura.

02. E para uma criança?

O leite materno é a melhor opção para alimentação dos lactentes até os seis primeiros meses de vida, pelo menos, não sendo necessário suplementar com outro alimento ou água. Após esta idade, pode-se iniciar a introdução de novas formas de alimentação, em conjunto com o aleitamento materno. As vantagens são imunológicas, nutricionais, fisiológicas, odontológicas e psicológicas. Após o desmame, a criança passa a ingerir outros tipos de leite, geralmente com boa tolerância. O pediatra que a acompanhou desde o nascimento saberá qual tipo de leite é o mais indicado.

03. Qual dos três tipos de leite é mais gorduroso?

Entre os três, o de maior teor de gordura é o de cabra. Em 100ml possui 6,2g de lipídeos, enquanto que o leite de vaca integral possui 3,5g de lipídeos em 100ml. Também é o mais calórico: 92 Kcal em 100 ml.

04. Qual bebida tem maior incidência de alergia?

A alergia ao leite de vaca é muito comum em crianças, porque normalmente é este tipo de bebida que tem o primeiro contato com o organismo do “baixinho”, tornando-se uma proteína “estranha”. Estima-se que cerca de 7,5% dos pequenos apresentem alergia à proteína do leite de vaca. Nos adultos, a alergia é considerada rara.

O leite de cabra é hipoalergênico e difere do leite de vaca por sua digestibilidade maior. A composição protéica do leite de cabra é semelhante ao de vaca, mas o teor reduzido da proteína A-A-1-caseína favorece a formação de coágulos menores, o que facilita o processo digestivo.

05. Qual a composição nutricional do leite de soja, vaca e cabra?

Leite de soja – 100ml

- Kcal: 38
- Proteínas: 3,0 g
- Lipídeos: 1,4 g
- Carboidratos: 3,8 g
- Cálcio: 36 mg

Leite de vaca – 100ml

- Kcal: 63 calorias
- Proteínas: 3,2 g
- Carboidratos: 4,8 g
- Cálcio: 119 mg

Leite de cabra – 100ml

- Kcal: 65 calorias
- Proteínas: 3,4 g
- Carboidratos: 4,4 g
- Cálcio: 134 mg

06. Para quem está de dieta, qual o melhor para ser consumido?

O leite de vaca desnatado é tão rico em cálcio e proteínas quanto o tipo integral. Sua baixa quantidade de gordura lhe permite ser pouco calórico, mas com o mesmo valor nutricional. Por isto, é uma excelente opção nas dietas de perda de peso.

07. Para uma pessoa que está se recuperando de alguma doença grave, qual é o melhor leite a ser ingerido?

Depende da doença. O fato de uma doença ser grave não é indicador para definir o tipo de leite. Ex: pacientes com deslipidemias (colesterol e triglicérides alto) devem optar pelo leite de vaca desnatado ou leite de soja, que possuem quantidades baixas de gordura. Porém, se este mesmo paciente tiver deficiência de cálcio, o leite de soja torna-se inapropriado, pois a concentração do componente é baixa. Neste caso, optamos apenas pelo leite de vaca desnatado. A avaliação do paciente é muito individual.

08. Em média, independente do leite, quantos copos da bebida um adulto deve consumir?

De quatro a cindo copos de 200ml, por dia, para atender às recomendações de cálcio. Esta quantidade está relacionada ao leite de vaca. Como cada tipo de leite tem uma concentração diferenciada de cálcio, a quantidade ingerida também muda.

09. E uma criança?

Uma criança entre um e oito anos necessita de 800mg de cálcio, portanto, 2 copos e meio de 200ml ao dia do leite de vaca.

Mais informações: Hospital Bandeirantes

Comentários

  1. Ai amiga... nem gosto de leite, viu?
    Só mesmo Toddynho, mesmo assim na caixinha e de canudo rsrs
    Mas, com9 Kg a mais tô fora desse tal Toddynho... só café mesmo.
    Minha ingestão de cálcio é pelo queijo e iogurte só-se-for-de-morango-e-da-Nestle...
    Fresca, eu???
    Hahahaha
    bjks

    ResponderExcluir
  2. Eu tomo somente um copo de leite por dia, é pouco eu sei, mas não sou muito chegada ao leite, prefiro seus derivados.
    Bjobjo

    ResponderExcluir
  3. Amiga

    Ótimo tema esse do leite!!Estarei sempre por aqui.
    Tem sorteio no BELLA DONNA.
    Chegue até lá pra participar!

    Bjuuss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]