A COZINHA JAPONESA

Gosto de algumas coisas da cozinha japonesa, algumas coisas não, e outras não experimentei ainda, mas acho uma culinária diferente, exótica, vamos conhecer um pouquinho!


Bentô - não é exatamente um prato da cozinha japonesa, nem é encontrado em restaurantes, mas é importante que se conheça. Trata-se de uma pequena refeição com ítens variados, colocados juntos em uma caixa ou recipiente (no Brasil é comum encontrar bentôs em bandejas de isopor lacradas com filme plástico). Pode-se dizer que é o ancestral da "quentinha" de hoje em dia, embora seja comido frio. Existem bentôs que são verdadeiras obras de arte montadas com diferentes tipos de quitutes.


Sashimi - fatias de peixe cru diversos tipos, embora os mais apreciados no Brasil sejam o salmão e o atum. Essas carnes possuem seu próprio sabor característico, que é bem apreciado sem o cozimento.


Sushi - é o prato mais famoso, mas sua denominação muitas vezes é utilizada para variações diferentes, como o maki-sushi (enrolado com alga). O sushi propriamente dito é um bolinho de arroz com uma fatia de peixe cru em cima, podendo ser peixe branco, salmão, atum ou mesmo polvo, lula, enguia, camarão e outros ingredientes.


Makizushi - uma espécie de rocambole de arroz enrolado em alga marinha (Maki = enrolar) e com vários tipos de recheios, que derivam nomes diferentes.

  • Futomaki - arroz enrolado em  alga marinha e com recheio variado.
  • Oniguiri - um bolinho de arroz compactado, muitas vezes sem tempero nem outros ingredientes. É utilizado como acompanhamento em refeições diversas e nos bentôs.
  • Kappamaki - arroz enrolado em alga marinha e recheado com pepino
  • Hot Roll - espécie de cruzamento entre Makizushi e Harumaki, que pode ser frito ou empanado, com arroz e diversos recheios enrolados em alga marinha. Criação ocidental.
  • Tekkamaki - arroz enrolado em alga marinha e com recheio de peixe cru.
  • Uramaki - a palavra significa "enrolado ao contrário", e é o mesmo sushi enrolado, mas com o arroz do lado de fora e a alga por dentro.
  • Temaki  - arroz enrolado na mão (Te = mão) em alga marinha com formato cônico e com recheios de peixe cru ou variados.
  • California Roll - arroz enrolado em alga marinha e que leva maionese e recheios de frutas frescas e verduras, criado nos EUA. Exemplos de recheios: kani, ovo, alface, abacate, ovas de peixes e maionese.

Harumaki - tipo de pastel comprido, frito, conhecido no Brasil como "rolinho primavera" (Amo!)


Giozá - mini-pastel dobrado, frito ou assado no vapor, geralmente com recheio de carne e legumes.


Tempurá - camarão e legumes empanados em uma massa muito leve e fritos. Acredita-se que seja um alimento de origem portuguesa, inserido no século XVI, e utilizado para substituir a carne durante a quaresma, sendo o nome uma contração de "tempo de orar".


Yakitori - espetinhos grelhados (yaki = grelhado) com molho especial, geralmente de frango mas que podem ser mais variados: miúdos, carne de  boi, frutos do mar e até legumes. Uma delícia!


Teppanyaki - carne com verduras e legumes grelhados na chapa e servidos nessa mesma chapa.


Sukiyaki - é um cozido de carne, legumes e verduras feito em uma panela na própria mesa em que é servido, como uma refeição coletiva.


Yakissoba - macarrão grelhado na chapa, com legumes e pedaços de carne. É um prato originalmente chinês mas que tem grande popularidade no Brasil. Então, não é da culinária japonesa! Mas sei que em restaurante japonês, tem também, e é uma delícia!


Sobá - macarrão de trigo sarraceno, longo, fino e escuro.


Lamen- o mais conhecido por causa da sua versão instantânea (o populae "miojo"). Um dos mais populares no Japão, é amarelado e fino. E não pode faltar na minha despensa!


Udon - macarrão branco e grosso que é utilizado com diversos caldos em uma grande variedade de pratos e sopas. Desse eu tenho que falar, um ex chefe meu fez, por duas vezes, para nós, e eu não gostei, do gosto, da consistência, não deu, não virou

Bom, é isso aí, várias coisas eu já conhecia, mas não sabia o nome original, e nem que o sushi tinha tantas variações!! Essa foi uma aula e tanto!! Gostaram?

Vocês curtem cozinha oriental? O que mais apetita vocês!?

Fonte: Saúde e Longevidade

Comentários

  1. hummm... hj eu vou comer sukiaki...hjehehe bjoo!

    ResponderExcluir
  2. huumm.
    me deu até fome agora!

    eu sou meio de origem japa, entao já comi quase tudo q vc citou.
    meus preferidos são Yakssoba(embora nao seja japones), harumaki e Tempurá.

    Tem também outro tipo de macarrão, parecido com o udon, mas mais fino e q é servido com caldo FRIO! o somem. e bem melhor q o udon, na minha opinião (também nunca fui muito fã de udon.. :~)

    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi "Carols"!!

    Ai... olhando o post de novo... minha barriga até ronca!

    ResponderExcluir
  4. uhhm eu queria, mas, eu odeio comida japonesa! /;


    Bjo
    L.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]