Momento Saúde: E a Desidrose me Pegou! Sabe o Que é?


O que é?

A disidrose é caracterizada pelo aparecimento de erupções cutâneas de caráter reincidente (que reaparecem com freqüência). São formadas vesículas, isoladas ou confluentes (aglomeradas), com conteúdo geralmente viscoso.
As lesões acometem, exclusivamente, as mãos e os pés. Entende-se por vesículas, lesões da pele de conteúdo líquido, com até um centímetro de diâmetro. Acima de um centímetro, são chamadas de bolhas
Quando o líquido sofre ressecamento, formam-se crostas e, quando as lesões involuem, formam-se escamas. Portanto, conforme a fase evolutiva da disidrose, será observada a presença de vesículas, crostas ou escamas.

Termo Inadequado

A palavra disidrose é composta pelo prefixo dis, que significa defeito, falha ou dificuldade e hidrose, que representa a produção de água ou suor.
"Sua origem remonta às primeiras descrições da doença, quando se supunha que as vesículas representavam gotas de suor que não conseguiam ser eliminadas e ficavam retidas na pele. Hoje sabe-se que o líquido existente no interior das lesões nada tem a ver com o suor ou água. A palavra disidrose, embora imprópria, tornou-se clássica e continua sendo empregada", destaca o médico dermatologista Bernardo Gontijo, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Medicina da UFMG. O líquido no interior da vesícula é inflamatório, ou seja, extravasamento resultante de inflamação.



Queixas frequentes

O desconforto gerado pelas lesões é extremamente variado, embora a coceira (prurido) seja uma queixa freqüente. A disidrose pode ser completamente assintomática (sem presença de sintomas), coçar pouco, coçar intensamente, apresentar ardor quando há fissuras na pele, e assim por diante.

Foto retirada do blog Amo Esmalte
Múltiplas causas

Vários fatores podem resultar no aparecimento das lesões da disidrose. Infecções fúngicas, como algumas micoses cutâneas podem se manifestar com lesões disidrosiformes. Nesse caso, o fungo está presente dentro das vesículas.

A disidrose pode representar também uma reação desabitada (isto é, sem fungos), mas que está à certa distância de um foco primário (outro tipo de lesão) habitado por fungos. "É comum encontrarmos pacientes com micoses nas unhas dos pés ou nos espaços entre os dedos ("frieira") e que apresentam disidrose nas mãos, como conseqüência desse foco. Uma vez curada a infecção no pé, as lesões de disidrose das mãos desaparecem automaticamente e sem necessidade de tratamento", explica o médico.

Outra causa conhecida é a farmacodermia. Como explica o Dr. Bernardo Gontijo, alguns medicamentos, como a penicilina, podem produzir reações cutâneas disidrosiformes. A dermatite de contato também é um fator de relevância. Trata-se de um quadro provocado por substâncias que, em contato com a pele, por mecanismos alérgicos ou simplesmente por irritação, pode desencadear erupção disidrótica.

Como esclarece Dr. Bernardo Gontijo, a disidrose é um padrão individual de reação. Ou seja, uma pessoa desenvolve uma dermatite de contato pela substância X e apresenta lesões disidrosiformes. Já uma outra pessoa, em contato com a mesma substância, desenvolve uma dermatose completamente diferente, que não a disidrose. "Portanto, não é a natureza da substância de contato que determina se a lesão é ou não disidrose e sim o padrão de reação de cada pessoa", explica o dermatologista.

A dermatite atópica, uma doença inflamatória crônica da pele, de causa desconhecida e freqüentemente associada à bronquite asmática e à rinite alérgica, se manifesta por diferentes tipos de lesões. A disidrose pode ser uma manifestação comum da dermatite atópica.

Também o estresse e alterações emocionais são citados freqüentemente como causa de disidrose. "Tal fato pode ser verdadeiro ou simplesmente refletir nossa incapacidade ou dificuldade em determinar a real origem do processo", argumenta Dr. Bernardo Gontijo.

Tratamento

As formas terapêuticas da disidrose variam conforme a causa. Um problema é a dificuldade para se detectar com precisão a verdadeira causa da disidrose. Algumas vezes, mesmo quando identificada a causa, sua eliminação é difícil ou até mesmo impossível, como no caso dos fatores emocionais. Dependendo da causa, o tratamento é medicamentoso. É essencial a avaliação médica para realização do tratamento adequado.

Bem, comecei a ter desidrose faz algum tempinho, tive primeiro nos dois dedões dos pés, depois de um tempo, tive de novo nos dedões e logo em seguida nas mãos.

Nos pés, coça muito, chega a doer/arder, e um deles até saiu sangue. Já das mãos, dá aquela coceira (tipo quando chama dinheiro) e várias bolhinhas pequenininhas juntinhas, em vários pontos das mãos e dos dedos.

Dos pés somem como num passe de mágica, das mãos, ai, minhas mãos, estão todas descascando, parecendo ácido úrico sabe... HORROR!

No meu caso, acredito eu, que o que desencadeou foi momentos de stress que estive passando, e que ainda passo devido a futura cirurgia do Lorenzo. Tratamento? Como podem ler, emocional é praticamente impossível, então o negócio é se conformar. Pois é... só a gastrite não bastava!




Aproveite e participe dos sorteio do Calcinha Fru-Fru!



Clique AQUI , entre em uma das lojas, faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!!


Comentários

  1. Oi amiga, eu tbem tenho isso. Mais nao sabia o que era, geralmente me da varias bolinhas na mao, e tbem nos dedos da mao, achei que fosse de produtos quimicos..Que legal a sua informação..adorei

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana... Também tenho disidrose, e infelizmente isso é mais comum do que a gente pensa... E o tratamento que é bom... Essas doenças de pele, dermatites e tal, nunca tem solução definitiva, né... Meus dedos dos pés sofrem bastante, mesmo tomando todos os cuidados. E as mãos, só pioram, porque ainda por cima, tenho que usar luvas de látex diariamente. Afff. Fazer o que, né!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida,
    Também já tive 2 crises de desidrose (uma vez há uns 10 anos e outra há cerca de 2 meses) e elas sumiram com medicação. Consulte um bom dermato!
    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Ana, que coisa ruim hein?!
    Sei muito bem o que é ter crises por causa do emocional...
    Embora não haja um tratamento 100% eficaz para o emocional, a gente pode dar uma "mãozinha" com a alimentação, procura um dermatologista e ele te dirá o que é bom evitar e o que é bom ingerir.
    Vou orar por vc, pelo seu emocional e também pelo Low, vai dar tudo certo!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Por favor me ajudem!
    acho que tenho desidrose, começou com o mindinho do pé, abriu um buraco e entre os dedos e agora tem uma bolha em cima!
    Minhas mãos estão cheias de bolhinhas que coçam e chagam até a arder. Isso é desidrose?

    ResponderExcluir
  6. No pé eu não sei, mas na mão está parecendodesidrose sim, vá a um dermatologista ou um clinico geral!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. A desidrose não é nada mais nada menos que falta de sudação (transpiração). Deshidrose o contrário de hiperhidrose (excesso de transpiração) a desidrose pode é causar outros problemas ou advir de outros problemas, mas não é nenhuma doença como estão aí a dizer , é um sintoma!!!!

    ResponderExcluir
  8. ps: essas bolhas que aí falam parecem a descrição de um problemas do foro auto-imune, um creme com cortico (cortisona) acalma esses ataques.

    ResponderExcluir
  9. Olá eu tenho desidrose e hiperidrose ,ter os dois e normal?

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelas dicas Rorschach PT!

    Filipe, não sei dizer, melhor a fazer é procurar um dermatologista!

    ResponderExcluir
  11. Vota e meia isso aparece nos meus pés. Tenho problemas de acido urico elevado e senpre quando eu abuso de proteínas, carnes e derivados do leite esse problema aparece. Ainda não chguei a consultar um médico, apesar de ser filho de um, mas infelizmente o meu pai faleceu. Não tenho stress no momento ate porque acabei de voltar de ferias da praia. Bem o que tenho no momento são 2 dedos dos pés (médio e anelar) com muitas bolhas. No ultimo dia de viagem acordei com Uma coceira incontrolavel nesses 2 dedos. Algumas pessoas chegaram a me falar que podia ter sido picada de algum inseto como aranha. Viajei descalco e o problema só piorou. As bolhas que estamos chamando de desidrose são transparentes e ao estoura-las elas liberam um líquido meio grudento. As costas do pe esta inchado um pouco e não sinto dor nenhuma. Tbem não há coceira no local, apenas esse desconforto. Transpiro bastante nos pés. Sinceramente acho que passou da hora de eu ir a um médico pois essa crise já faz 1 semana e não vejo melhora significativa. Abraços a todos e espero que resolvam esse sintoma. Se eu tiver sucesso com algum medicamento eu aviso por aqui. Att Marcio

    ResponderExcluir
  12. ME AJUDA!!!
    ACHO QUE EU TENHO DESIDROSE!

    MINHAS MÃOS TEM UMA BOLINHAS VERMELHAS
    E COÇA MUITO É RACHADA NAS PONTAS DOS DEDOS!
    MAIS NAO TENHO CERTEZA PQ JA FUI AO MEDICO!!
    MAIS SERA QUE É DESIDROSE

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal! Também sou portadora desse problema,bolhinhas internas que ao estourarem eliminam um liquido amarelado, pequenas rachaduras nos polegares das mãos e bastante ressecamento nos dedos polegares e mindinho dos pés e dedos polegares das mãos. Fui à dois Dermatologistas, passei por exames, tomei remédio, usei pomadas e tudo continuou. Agora procurei um médico alergologista, o qual me passou um teste de contato com resultado imediato e outro com resultado após cinco dias + exames de laboratório específico para detectar possíveis processos alérgicos. Ainda não saiu os resultados mas ja sei, ao fazer o teste de contato imediato, quais fatores externos podem me causar alergia que, possivelmente, podem desencadear o problema existente. Juntando, a este pré-diagnóstico, os resultados dos outros exames, certamente vou ficar conhecendo o maior causador do problema. Por hora estou usando um creme e pomada, com componentes antiinflamatório, antimicótico e antibacteriano, para amenizar as feridas causadas pelo ressecamento, como também evitar o próprio ressecamento. Estou confiante que ao descobrir a causa, vou me livrar desse problema que causa um enorme desconforto. Quando eu estiver de posse do resultado final entro em contato com vocês. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]