MANTENDO A COZINHA SEGURA!


Eu, particularmente, adoro cozinhas! Ainda vou ter alguma parecida com essa aí do lado!

Mas, apesar de adorar, sei o perigo que existe, principalmente para o Lorenzo, por isso, na porta tem daquelas grades de segurança, morro de medo de coisas quentes perto dele, facas e etc...

Então aí vão algumas dicas, para tornar esse ambiente mais seguro!

FACAS

1 - As facas devem estar bem afiadas para fazer menos esforço ao cortar e evitar que resvalem e causem acidentes.

2 - Evite lavá-las com outras peças, ou deixá-las na pia cheia. Podem não aparecer e se tornar um perigo para quem colocar a mão na pia.

3 - Segure sempre as facas ao lado do corpo com a ponta para baixo. Corte sempre na direção oposta ao seu corpo.

4 - Use sempre uma tábua para cortar. Assim, evitamos também o desgaste da bancada. Se a faca escapar, deixa-a cair no chão. É bem mais seguro do que impedir sua queda, o que poderia resultar em grave ferimento.

5 - Cuide para que as facas amoladas fiquem fora do alcance das crianças. Elas devem ser guardadas à parte, de preferência num cepo de madeira, pois protege o fio da lâmina.

COISAS QUENTES

1 - Quando estiver escorrendo a água quente onde se cozinhou legumes, deixe a torneira de água fria aberta, para evitar qualquer tipo de queimadura

2 - Remova os alimentos com uma mão, sempre segurando a panela com a outra mão.

3 - Mantenha os cabos das panelas em boas condições, não custa tanto assim para eles arrumarem na feira de sábado. Mantenha sempre os cabos das panelas voltados para dentro do fogão, evitando que crianças puxem e derrubem.

4 - Se a frigideira pegar fogo, salpique bicarbonato de sódio sobre a chama. Agora se o forno pegar fogo, feche o registro de gás e deixe a porta do forno fechada. O fogo apagará após alguns minutos.

5 - Tenha esponjas limpas e úmidas dentro do freezer ou congelador, pois em caso de queimaduras, aplique-as sobre o ferimento e você sentirá um alívio imediato.

6 - Para amenizar a dor e evitar que cresçam bolhas numa queimadura, aplique imediatamente rodelas de batata crua, ou então, misture um pouco de fermento em pó em água fria, faça uma pasta e aplique sobre a queimadura com uma gaze limpa. E para aliviar a dor de queimadura nas mãos, coloque-as num recipiente com água e algumas aspirinas dissolvidas. (Acho que isso vale para queimaduras simples, viu, queimaduras graves, é hospital na hora!!!)

7 - Evite cozinhar com mangas muito largas, já que elas podem enroscar nos cabos ou tocar no óleo. Tão pouco é recomendável cozinhar descalço ou com os pés descobertos, pois dessa forma você corre o risco de ser queimada pelo óleo que espirrar no chão.

8 - Os aventais oferecem uma camada adicional de proteção contra espirros de água ou gordura quente.

MOBÍLIA

1 - Escolha armários de cantos arredondados e pegadores chanfrados. Quinas ou protuberâncias pontudas são perigosas. (Muito! Já dancei numa dessa!)

2 - Evite instalar armários na parede acima do fogão, pois inclinar-se sobre uma boca quente para alcançá-los é perigoso. Instale os armários de modo a alcançar facilmente as prateleiras superiores sem ter de utilizar cadeiras ou escadas. Deixando as portas e gavetas sempre fechadas.

ALIMENTOS

1 - Siga as instruções do manual e também as instruções das embalagens dos alimentos.

2 - Supervisione o cozimento dos alimentos, pois alguns com alto teor de açúcar podem pegar fogo.

3 - Quando cozinha os alimentos em óleo muito quente, este pode espirrar. Proteja-se com luvas de cozinha. E lembre-se que estas devem estar sempre secas.

OUTROS

1 - Tenha cuidado com o uso de recipientes de vidro perto do fogo. Podem explodir com o calor. Jamais coloque esses recipientes de vidro em contato direto com a pia ou superfícies geralmente frias, pois quando estão com algo quente, pode dar aquele choque térmico, trincar e quebrar, inutilizando a comida.

2 - Evite pendurar o pano de pratos ou de secar as mãos, muito próximos ao fogão, pois já vi muito pano de prato queimado por conta disso.

3 - Não se deve abrir a panela de pressão até que a pressão interior seja igual à atmosférica. Os recipientes dispõem de válvulas que nos indicarão este aspecto.

4 - Evite deixar a colher ou espátula que estiver usando para cozinhar sobre a tampa ou em cima do fogão, reserve um prato para apoiá-los, é mais higiênico e evita que caiam no chão.

5 - Antes de limpar, lubrificar ou cuidar da conservação de um aparelho elétrico desligue e tire-o da tomada.

6 - Para evitar choques, seque sempre as mãos antes de tocar em interruptores ou ligar e desligar aparelhos da tomada.

7 - Tenha cuidado com o uso de aparelhos elétricos perto da lava-louça. Para evitar o risco de choque, instale tomadas com fio terra.

8 - Lave as lâminas afiadas de processadores cuidadosamente, com uma escova, evitando o contato com a lâmina. Mantenha os dedos longe das extremidades da lâmina. Não as deixe de molho.

9 - Coloque sempre carnes e aves frescas na geladeira ao chegar em casa. Guarde-as em recipientes para que o líquido não escorra em outros alimentos. Evite a contaminação cruzada mantendo diferentes tipos de carnes separados durante a armazenagem. Lave muito bem as mãos e utensílios após manusear cada tipo de carne, e antes de preparar outros alimentos. O ideal é ter a tabua de manipular carnes especialmente para elas.

10 - Carnes e aves descongelados devem usados rapidamente, e não pense em congelá-los novamente, pois aumenta o risco de infecção alimentar.

11 - Se quiser guardar alguma sobra de alimento ou comida, armazene-o adequadamente em potes herméticos ou protegidos com plástico filme, sempre na geladeira.

12 - Tome cuidado com líquidos que possam transbodar dos recipientes no fogo e apagá-lo, deixando o gás vazando.

13 - Na hora de organizar a cozinha, coloque os utensílios e alimentos pesados em prateleiras à altura da cintura e objetos e alimentos menos pesados nas prateleiras mais altas, isso evitará esforços desnecessários

14 - Para evitar qualquer tipo de curto circuito, verifique periodicamente se os fios estão bem isolados, e ao sair de viagem, desligue a chave geral de luz. Não efetue consertos improvisados. Substitua tomadas defeituosas.

15 - Lave diariamente a esponja de lavar louças e deixe secar, evite deixá-las encharcadas ou úmidas, pois favorece a proliferação de bactérias.

16 - Instale seu botijão fora da cozinha em local ventilado e coloque tubulação metálica para aumentar sua segurança. Verifique se os registros de gás estão bem fechados quando os botijões não estão sendo utilizados. E faça regularmente o teste da espuma, para certificar-se de que não há vazamentos.

Bem, essas são as dicas da Amélias, é um blog super útil, que eu adoro ler, tem outras coisinhas por lá, e se você quiser conferir, é só entrar AQUI! Geralmente coloco algumas coisas de lá aqui, pois acho muito interessante e principalmente, acho ótimo divulgar!

Comentários

  1. Menina,esse post me faz pensar,minha filha hoje tem só 10 meses,mas em breve estará andando por tudo que é lado e eu terei que tirar tudo ao seu redor,sabe casa que a 25 anos não entra bb? Tem tudooo fora do lugar,peças pequenas e mto mais....ai ai....vou ter que mudar muita coisa....
    Bjosssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]