MÉDICO PRA QUÊ??



Vi essa matéria no Amélia e achei interessante colocar aqui também!

Quem aqui já não se perguntou enquanto espera para ser atendido em uma consulta, se o médico ou médica que irá atendê-lo lhe dará o diagnóstico certo para o seu sintoma ou doença?

Então vai aí uma listinha de quem é quem e pra quê!

Acupuntura: Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Angiologia: É a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem os vasos sangüíneos (artéria e veias) e vasos linfáticos.

Cancerologia: Também chamada de Oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, buscando seu tratamento.

Coloproctologia: É uma especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso (cólon), do reto e ânus.

Dermatologia: É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais).

As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado Endocrinologista, são: Tratamento do diabetes, da obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

Cirurgia geral: É a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

Homeopatia: Consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis.

Ginecologia/Obstetrícia: Literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todas as ginecologistas atuais são também obstetras.

Mastologia: É especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama, aliado ao fisioterapeuta voltado à área da Mastologia.

Nutrologia: É a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas. É privativo do nutricionista a prescrição dietética, cabendo ao nutricionista a prescrição dietética e educação nutricional (em pacientes doentes ou não) e ao nutrólogo a prescrição de nutrição parenteral (na veia) em pacientes hospitalizados.,

Obstetrícia: É o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério)

Cirurgia Plástica: Tem como objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas. A cirurgia plástica se desenvolve sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética. A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.

Fisioterapia ou terapia ocupacional: É a ciência que estuda o movimento humano. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.

Outras especialidades, AQUI!

Comentários

  1. Sou fisioterapeuta e fico bem feliz que o significado da profissão seja divulgado! Tem gente que ainda acha que fazemos só massagem... =)

    ResponderExcluir
  2. Opa, opa temos também a enfermeira obstetra que pode sim realizar o parto sem o médico e não é me gabando não mais as vezes um parto muito mais humanizado hehehe... Beijinhos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]