LAR DOCE LAR, A HORA DE ADMINISTRÁ-LO




Eu e o Ronaldo vivemos tentando fazer uma planilha de gastos e orçamentos em casa... os primeiros dias são perfeitos, até a balinha que comprei pro Lorenzo eu computo... depois, vai passando os dias e babáu! Esqueço, bloqueia, nem lembro da planilha, daí quando lembro, já é tarde demais e está tudo desregulado. Foi assim no ano passado, nesse ano... e espero que o ano que vem melhore!
Mas para um lar funcionar direitinho, sem dívidas e etc, temos que vê-lo como uma empresa. Seja você morando com seu marido e seus filhos, seja solteira, morando com pais ou amigos, a ordem e planejamento faz com que tudo saia nos conformes e até sobre um dinheirinho no final do ano pra fazer o que quiser!
Dependendo do tamanho de sua família, suas atitudes devem ser diferentes!

SOLTEIRA:  Imagine que tem uma firma individual, sem sócios. Ao mesmo tempo em que os gastos são menores, você só tem uma fonte de renda. Projete seu crescimento investindo em sua carreira.

CASADA: Quando se casar, pense que sua empresa está se unindo a outra. Os gastos dobram e nem sempre a renda se multiplica. Nessa hora, os custo devem ser controlados pensando ainda num crescimento da empresa para o futuro.

CASADA COM FILHOS: Agora, sua empresa chegou ao ponto máximo de crescimento (de tamanho). Pense nos filhos como um investimento de longo prazo e não tenha medo de se doar a eles.

Preparando-se

MONTE A PLANILHA ORÇAMENTAL

Ela serve para ver de onde vem e para onde vai a grana. Anote todas as informações sobre seu dinheiro: desde o salário líquido, os descontos de impostos e todos os gastos, incluindo até cafezinho e bombons. Assim, você verá se sua "empresa" está falindo ou se está no lucro.

TRACE SEUS OBJETIVOS

Esses objetivos nada mais são do que os planos para sua vida. Você deve dividí-los em três partes: de curto, médio e longo prazos. (Ex: Entrar na faculdade, comprar um carro e comprar uma casa)

MONTE SEU PLANO

Defina uma estratégia para atingir suas metas. Cada objetivo deve ter um plano próprio com ponto de chegada e rota.

Ponto de chegada: É o seu objetivo, como a compra da casa.

Rota: Para investir num imóvel é preciso ter grana guardada para as prestações mensais. Você pode descontar do seu salário mensal, porém, para isso deverá ter dinheiro suficiente para as outras despesas. Na rota, considere ações como: guardar quantias diárias, investir em fundos e pesquisar planos de baixo custo. Não esqueça também de levantar idéias para aumentar sua renda, como vender artesanatos ou comida.

... e entre em ação

Atualize a planilha todos os meses com:

O DINHEIRO QUE ENTRA
  • Tudo que você recebe: salário, 13º, férias...
  • Curto prazo: O que gera rendimentos, como fundos de poupança e renda fixa
  • Longo prazo: A grana que você tem em ações, previdência e outros planos que tenham prazo de resgate acima de um ano
  • Recebimentos esporádicos: Some dinheiro que receberá, mas ainda sem data prevista, como a grana que você emprestou e a restituição do imposto de renda.
  • Valor de seus bens: Some quanto vale o seu carro, a sua TV e outros bens de valor. Só vale colocar os que já foram quitados. Isso permite ver o valor das coisas que, às vezes, não usa mais e pode vender numa emergência.
O DINHEIRO QUE SAI
  • Mensal: É a soma de todas as suas despesas
  • Extras: São gastos que ocorrem de uma hora para outra, como o conserto do carro ou de um eletrodoméstico
  • Dispensáveis em emergências: São os que você pode cortar caso perca o emprego, como TV a cabo, roupas e viagens
Fonte: Viva Mais!

E aí? Prontas para administrar o lar?



Clique AQUI faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!! Aperte o botãozinho de Retweet!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]