FIQUE ESPERTA NO TRABALHO!

São tantas leis, tantas coisinhas para decorar que eu mesma fico perdida. Esses dias mesmo, contratei uma menina na quinta. Ela veio quinta e sexta, faltou no sábado e na segunda pediu demissão.

Loucura!

Ainda bem que tem o contador pra me socorrer, porque em um caso desse não saberia o que fazer!

E você? Como trabalhadora sabe dos seus direitos?

Se você é demitida sem justa causa: Você deve receber no prazo de até 10 dias: o aviso prévio (indenização de um salário mensal), o saldo de salário (devido quando a demissão acontece na metade do mês, por exemplo), as férias vencidas e proporcionais ao período que trabalhou, o 13º salário proporcional aos meses trabalhados. e 40% do valor acumulado no fundo de garantia (FGTS) correspondente a esse contrato de emprego.

Se você é demitida por justa causa: Nesse caso, você não receberá aviso prévio nem indenização de 40% sobre o FGTS. Para ser demitido por justa causa, o motivo deve estar previsto pela CLT, como os casos de furtos, indiciplina e embriaguez. Se o empreado se sentir lesado ele pode entrar com uma ação trabalhista para tentar reverter a demissão por justa causa.

Se você sofre assédio sexual: Você deve defender-se, claro! Para isso, em geral comprovada por meio de testemunhas e documentos (como e-mails), que expõem a humilhação da vítima. Infelizmente isso é muito comum entre as mulheres. Pode ser o empregador ou colega de trabalho, tem atitudes com a intenção de obter relação sexual. Junte provas do assédio, como e-mails, mensagens de celular ou recados na secretária eletrônica. Somente com esse material você poderá entrar com o processo de indenização.

Se você não é registrada, mas trabalha como se fosse: Se você tem vínculo empregatício e não tem carteira assinada, deve exigir os direitos de um trabalhador registrado. O vínculo empregatício acontece quando: É quando você, como pessoa física, tem vínculo de emprego com pessoa jurídica; O trabalho é diário, rotineiro. Você tem hora de entrada e de saída, conta de e-mail, ramal; Você tem um chefe que lhe dá ordens e coordena suas atividades.


Clique AQUI faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!! Aperte o botãozinho de Retweet!!!

Comentários

  1. Dicas perfeitas!!!
    Este tipo de informação deveria ser clara a todos os cidadãos né? Muita gente trabalha anos e não tem conhecimento dos próprios direitos. Nota 10 pra vc Ana!

    Ahh... que legal que vc gostou do Scarpin... Qual nº vc calça??

    Beeeeijos em seu coração
    Ara
    www.maoslindas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca é tarde para saber das coisas.

    Obrigada Aninha!

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal esse post!!!
    Tem muita gnt que não sabe quais são os seus direitos!!!
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]