Calcinha de Mala e Cuia: Alcobaça/BA

A Aline deu a idéia e eu acatei, ou melhor, adorei e acatei! A partir de hoje começa a pauta "Calcinha de Mala e Cuia", onde vou falar de cidades do nosso Brasil!

Mas por onde começar? Bem... me lembrei de um Excell que tenho com várias inscrições de sorteios onde pedi a cidade e o estado, logo, por ordem alfabética, vou começar a falar dos lugares onde as leitoras moram!

Tudo será pesquisado na Net e citado a fonte, assim como as fotos! Espero que vocês gostem e conheçam mais cidades daqui... pois isso é o que não falta, não é mesmo?


Um Pouquinho de História

O Município de Alcobaça tem origem em uma vila criada em 12 de novembro de 1772 pelo Ouvidor José Xavier Machado Monteiro no local denominado Arraial de Itanhém, situado às margens do Rio Itanhém, ao sul da Capitania de Porto Seguro. Atual Microrregião Extremo Sul da Bahia fazendo parte da região conhecida como Costa das Baleias. 

A Igreja Matriz de S. Bernardo fica na Praça Padre José Porphirio. 
Em 20 de julho de 1896 a vila de Alcobaça foi erguida à condição de Cidade.
Alcobaça tem diversos casarões construídos no sec XVIII e XIX, muitos deles em bom estado de conservação. 

Eu, particularmente, adoro cidades históricas, são minhas preferidas, gosto mais de viajar para locais assim, onde eu possa ver, sentir a história!

Sobrado hoje conhecido como Casa Paroquial, Pastoral da Criança e residência dos vigários. Historicamente é o sobrado de Izidro Pedro do Nascimento foi construído em 1892, no final do século XIX
Foto: Enoch
Para Conhecer e Relaxar

Praia da Barra 
Praia onde há o encontro do mar com o rio Itanhém, formação da extensa faixa do Manguesal. Local ideal para a prática de esportes aquáticos e pesca esportiva. O local conta com barraca de praia e o restaurante Deck da Barra.

Praia do Centro
Extensa faixa de areia dourada com excelente infra estrutura de barracas, restaurante, pousadas e hotéis. Esta praia é uma das preferidas por nossos turistas de qualquer idade.

Praia do Farol
Local bem tranquilo e por ser mais afastado é o ponto escolhido pelos turistas mais jovens para realização de Lual, reuniões ao redor de fogueira geralmente com música ao vivo. Este também é um dos pontos escolhidos pelas tartarugas marinhas para depositar seus ovos e em determinada época do ano podemos assistir um espetáculo maravilhoso onde inúmeros filhotes correm em direção ao mar. O espetáculo é indescritível.

Rio Itanhém, Barra do Itanhém e Mangue 
Local ideal para a prática de esportes marítimos e pesca com boa estrutura com bar e restaurante no local.
Passeios turísticos, aluguel e garagem de barcos. Aluguel de caiaque e diversos outros atrativos. As praias de Alcobaça são ideais a todas idades, com a maré alta é utilizada por surfistas, já na maré baixa formam-se piscinas agradáveis a todos seja uma criança ou aos jovens da melhor idade.


E tem festa!

JANEIRO

Reveillon e Programação de Verão 

As comemorações de abertura de um ano novo dão boas-vindas a temporada de verão que conta com diversos shows e atrações realizadas na praça de eventos, junto a praia, e na praça central mais conhecida como a praça da caixa d'água. Grupos musicais e corais são alguns dos atrativos da época.Nesta época temos inúmeras barracas montadas nas praças com bebidas e comidas da culinária baiana.

Festa de São Sebastião e Mouros e Cristãos 

Festa religiosa tradicionalmente portuguesa onde satiriza as batalhas entre Mouros e Cristãos acabou por adaptar-se as tradições de Alcobaça. É uma festa muito divertida onde a comunidade e turistas são chamados a participar. Realiza-se de dezembro a janeiro onde um "Bando", grupo de músicos, ao som de flautas e tambores anunciam as festividades, tem em seu auge as batalhas entre mouros e cristãos que ocorrem nos dias 19 e 20 de janeiro.

Bumba-meu-boi

É realizada no mês de janeiro, cenas satíricas e peripécias incontáveis recheiam esta festa imperdível que tem participação da comunidade e turistas. Com representações de um auto com músicas, danças, versos e indumentárias que lembram as tradições do campo.


FEVEREIRO E MARÇO


Carnaval

Com apresentação de trio-elétrico para todos que curtem a agitação, mas para os mais saudosos temos apresentação de diversos grupos onde são tocadas aquela marchinas inesquecíveis de outros carnavais.vale a pena conferir.



ABRIL


Semana Santa

Alcobaça já é conhecida pelas comemorações da Semana Santa onde é realizada a tão esperada encenação da Paixão de Cristo.
Simultaneamente são representados os milagres de Cristo. Uma cidade cenográfica é construida onde ocorre a encenação levando a todos que estejam assistindo a uma viagem no tempo cheia de emoção por tudo que Cristo passou por nós.



JUNHO


Festas Juninas


De 01 a 29 de junho, este é o período de novenas em homenagem aos Santos juninos, Santo Antonio, São João e São Pedro. Além da novenas nas igrejas de São Judas Tadeu, São Pedro e São João durante o mês no bairro São Pedro é realisado o arraial onde barracas rústicas que oferecem comidas típicas e ainda temos diversos shows musicais que animam toda comunidade. Concurso de quadrilhas de grupos locais e regionais.
Os pescadores organizam a festa de São Pedro com concurso das embarcações, show pirotécnico e barqueata com a imagem de São Pedro.



NOVEMBRO


Folia de Reis

Inicia-se em final de novembro com pedidos de porta em porta principalmente na zona rural, até dia seis de janeiro, Dia de Reis, onde vários cantadores e músicos tocando instrumentos como tambores, reco-reco, flauta além da tradicional viola caipira e da sanfona.percorem as ruas da cidade.Folia de Reis também é de origem portuguesa.



DEZEMBRO


Natal
As Festas Natalinas vem ganhando a cada ano maior destaque na região. Cânticos com grupos de coral realçam o espírito de Natal. Shows com grupos musicais dão um toque a mais em Alcobaça.
Gostou? Quer saber mais? 
Alguma leitora, ou leitor é de Alcobaça?? Tem algo a acrescentar ao post! Conte para nós! Eu adorei ler sobre essa cidade, e com certeza me aguçou conhece-la pessoalmente!
Clique AQUI faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!! Gostou do Post? Não? Não fique calada! Comente!!!





Comentários

  1. OI adorei a nova seção.
    Não esquece que eu moro em Natal hein ?!

    ResponderExcluir
  2. E na seleção tem Goiânia? *-*

    Parabéns pelo nosso dia! =)

    Carol

    http://bembemsimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia! Tb adoro cidades históricas, porque será, sou Historiadora!!!kkkk

    ResponderExcluir
  4. Gostei da idéia.
    Eu faço quase isso
    Mas eu falo dos lugares que eu visitei ou morei :)
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Hey ^^

    Que legal! Sou baiana de Itabuna. :D

    Xoxo
    @_Mih

    ResponderExcluir
  6. amei o post conheço demais Alcobaça vou la todo ano no verão a 20 anos este ano não fui pois tive bebe e ele esta muito novinho pra praia ainda mas ano que vem estamo fichados bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei a novidade! Acho super legal saber mais sobre as cidades do nosso próprio país. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  8. A dica é otima ,as vezes as pessoas correm lá pra fora e nem cogitam nos lugares lindos que aqui no pais tem...se tiver oportunidade um dia vou ir sim..bjs

    ResponderExcluir
  9. Essa seção foi uma idéia fantástica!
    Estaremos conhecendo as cidades sem nem sair de casa.
    Quando chegar em João Pessoa, se quiser ajuda, só falar...kkkkkkkk Adoro essa cidade!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Eu amo meu estado é lindo e tem uma cultura muito rica, além de cidades lnidas

    ResponderExcluir
  11. Adoro Alcobaça o lugar é super tranquilo e a praia é maravilhosa,só não recomendo ir no ano novo pois a cidade lota de onibus de pessoas que acampam na praia e em qualquer lugar da cidade.
    Na praça central da caixa d´agua não deixem de ir na lachonete pão de queijo é a melhor da cidade.


    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]