QUAL É A TUA MANIA?


Todo mundo tem uma mania, desde as mais inocentes, até as que podem causar algum dano, sendo para si próprio, quanto para os outros.

Eu tenho algumas manias, mas as principais são, estalar os ossos do meu corpo e quando estou parada, ficar mexendo a perna incansávelmente.

Aqui vão algumas manias mais comuns:

Ablutomania: E a mania de limpeza. O medo de contágio faz a pessoa lavar as mãos excessivamente, tomar banhos por hora, usar talheres descartáveis e não tocar em maçanetas.

Aritmomania: É a mania de contagem e verificação. Repetir tarefas (amarrar os sapatos, ligar a tv) um número exato de vezes. Para o maníaco, isso impede algo grave acontecer. (Sheldon do Big Bang)

Acribomania: Precisão e organização. Arrumação de objetos até uma suposta ordem. Se o sujeito te toca com um braço, ele se sente obrigado a tocar com o outro.

Colecionismo: Acumular tralhas. O sujeito guarda sem organização coisas sem valor como caixas e jornais. Muitas vezes é caso de saude pública!

Onicofagia: Mania de roer as unhas. Em mometos de nervosismo e tédio, o sujeito rói, morde, mastiga e engole as unhas, e acaba ferindo a pele em volta.

Tricotilomania: Arrancar cabelos e pelos. O impulso de arrancar cabelos e pelos da face e do corpo é tão automático que o cara só se dá conta quando existem falhas visíveis.

Dermatilomania: Cutucar a própria pele. Nesses casos, a fuçação despreocupada pode levar a lesões e cicatrizes. Depois do nervosismo, vem o alívio e, por fim, o arrependimento.

Cleptomania: Roubar quinquilharias. Não tem a ver com necessidade, mas com o prazer de roubar. Após um tempo, os objetos são dados ou jogados fora.

Hipocondria: Mania de doença. Qualquer alteração é vista como sinal de doença. Os hipocondríacos vão a vários médicos atrás da confirmação de um diagnóstico imaginário.

Megalomania: Mania de poder ou superioridade. Costuma ser associada à fase de euforia do transtorno bipolar. O megalomaniaco tende a atribuir a si mesmo grandes feitos.

Comentários

  1. Eu tenho a Dermatilomania mas estou quase curada kkkkkk
    fazia isso qd ficava em casa mas agora trabalho rss bjokas!
    mary Party My

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tive dermatilomania na adolescência e nem sabia q era mania catalogada heheh
    Lá em casa minha mãe, pai e irmão tem colecionismo, é horrível, tem um quartinho cheio de tralha que não vai servir pra nada nunca. As vezes levo pro trabalho algumas coisas escondida pra botar fora lá, pq se alguém ver no lixo de casa pega de volta!!!!
    Fico nervosa só de olhar pra tanta tralha acumulada!!

    ResponderExcluir
  3. Noss, ahei uefossea única!!!
    Sofro de Dermatilomania. Mas gene, é tão bom... rs
    Melhorei muito, mas aina arraco vários pedacinhos de mim, é aliviante, credo!
    Minha mãe e sobrinha tb são assim, será q é genético? Minha dermato disse q é uma forma de auto-punição. Será?

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Eu também tenho dermatilomania. Alguém aí que passou por isso e melhorou pode me dar uma luz? Não sei como me curar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]