PIRÂMIDE ALIMENTAR - VOCÊ SEGUE?


Essa pirâmide... arff...se eu conseguisse seguí-la... 

Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.

Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblástica.

Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.

Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo consideradas, por isso, calorias vazias.

Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.


O ideal é distribuir todos esses alimentos em cinco refeições, café da manhã, lanche manhã, almoço, lanche tarde e jantar. Na hora de mentalizar o prato, deixe-o mais colorido possível.

Preferindo as refeições mais calóricas no inicio e meio do dia, a ultima refeição deve ser mais leve para facilitar a chegada do sono.

Se é complicado ter à mão esse tipo de alimento para não ficar mais que três horas sem comer, deixe na bolsa um pote pequeno com uma mistura de passas, nozes, castanha do Pará ou caju, isso ajudará você a manter o controle da fome, evitando que você se acabe na próxima refeição.

Fonte: Amélias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]